quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Confira as 10 dicas para deixar a casa harmônica com Feng Shui





Manter os ambientes limpos é fundamental. Flores na entrada dão as boas vindas e objetos coloridos dão alegria aos dias frios.






Um dos primeiros passos para criar um ambiente harmônico em casa é fazer uma limpeza tanto física quanto energética. Para isso, doar roupas e sapatos, tirar os entulhos e tudo o que já não se usa mais é uma atitude importante para melhorar a energia do lar.
Manter o imóvel limpo e com objetos de decoração agradáveis aos olhos é uma maneira de deixar o local mais aconchegante. Confira abaixo as 10 dicas para deixar a casa harmônica com Feng Shui:

1) Entrada da casa – Colocar um espelho em corredores estreitos perto da porta pode transmitir a sensação de que o ambiente é maior, além de trazer boas energias. “Objetos bonitos, assim como uma escultura, quadros ou vasos com plantas e flores dão as boas-vindas a quem chega e transmite uma boa primeira impressão”, diz Cris Ventura, consultora de Feng Shui.

2) Porta de entrada – “Coloque objetos de proteção, de acordo com o que for condizente com a sua crença”, indica a especialista. Ela também recomenda que se aplique um espelho no formato de baguá para afastar energia negativa.


3) Mesa de jantar – Este móvel é um símbolo de prosperidade e estabilidade familiar, segundo a especialista. “É interessante ter uma mesa arrumada com flores, fruteira ou toalha bonita”, recomenda Cris.


4) Sala de estar – Evite sofás ou poltronas de costas para a porta, piso brilhante e iluminação direta, que provocam ofuscamento, além disso, evite o excesso de móveis ou objetos, que causam poluição visual. Neutralize cantos vivos (as quinas) com plantas.


5) Cozinha – O cuidado com o fogão é importante, pois este eletrodoméstico é o símbolo de prosperidade. É preciso mantê-lo limpo e em bom funcionamento. “O próprio dono da casa tem que cativar a energia fazendo um chá de vez em quando, diz a profissional. Os armários também devem permanecer organizados, pois eles simbolizam as finanças.


6) Banheiro – Os tampos dos vasos devem ficar abaixados e as portas precisam ser mantidas fechadas. “Neste local, existe um fluxo de água. Tal atitude evita que haja escape de energia dos moradores”, explica a consultora. Ela recomenda que a área permaneça limpa e com aromas agradáveis. “Se possível, coloque plantas naturais e vaso com terra para estabilizar a energia no banheiro”, diz Cris.


7) Quarto – Este ambiente tem que ser mais “clean” e não deve conter material de trabalho e estudo, para que a pessoa possa se desligar da rotina e realmente descansar. “Óleo de lavanda é bom para relaxar. Pingue uma gota em um pote de cerâmica ou no travesseiro e lençol”, sugere a consultora.


8) Quintal ou varanda – O espaço precisa ter limpeza. Caso tenha lixo, ele precisa estar organizado. “Plantas frutíferas também ficam bem no ambiente, pois elas representam prosperidade”, diz Cris.


9) Varanda - De acordo com o Feng Shui, a varanda representa a vida fora de casa, suas atividades cotidianas e o planejamento futuro.


9) Escada – Debaixo da escada deve ficar um objeto pesado, como um vaso grande, escultura ou estátua, para estabilizar a energia, segundo a especialista.



10) Cores – Aplique na parede do quarto de dormir tons suaves e claros, já que eles são relaxantes. Já na sala, o ideal, segundo Cris, é abusar de cores mais fortes, como o laranja. “Ela oferece uma sensação de alto astral e causa sentimento de sociabilidade, pois ativa a comunicação”, explica.


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

11 Dicas para deixar sua casa mais fresca neste verão.





Se já está preocupado com as altas temperaturas que estão por vir, saiba que alguns truques simples de decoração podem dar uma ajudinha e até diminuir os gastos com ventilador e ar-condicionado.






Confira 11 sugestões listadas pelo arquiteto Sergio Astrauskiene e leve mais frescor aos ambientes:

1) Substitua tapetes peludos e de cores escuras ou fortes por peças de fios curtos e tons pastel;

2) Itens de vidro refrescam. Vale investir em espelhos, vasos, quadros de foto com vidro protetor;

3) Excesso de objetos torna os espaços mais abafados. Portanto, retire bibelôs, abajures, artigos de madeira;

4) Se for possível, elimine cores escuras das paredes. Dê preferência a tonalidades claras e pastel. Use tinta, papel de parede ou adesivos;
5) Sofás de tecidos pesados, como veludo e camurça, e de cores fortes não combinam com o verão. Que tal cobri-los com capas de panos leves? Entre as opções estão algodão e linho;
6) As mantas de sofá devem ser deixadas de lado nos meses mais quentes;
7) É interessante colocar capas nas almofadas muito escuras. Componha o visual com tecidos leves (linho, algodão, seda) de cores claras;
8) Acha que a cortina está deixando o ambiente "pesado"? Como tirar o forro pode atrapalhar para assistir TV, mude o seu xale. Deixe-o em um tom mais suave;
9) As lâmpadas de LED não aquecem o ambiente como as tradicionais e ainda são mais econômicas;
10) Lance mão de plantas, mas tenha cuidado. É que folhagens muito grandes e volumosas podem carregar locais pequenos e conferir sensação de calor;
11) Quem gosta de fontes tem um motivo a mais para colocá-las na casa. É que a umidade delas colabora com os moradores no verão. A mesma regra se aplica a aquários e outros artigos de decoração com água.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Saiba quais são as 15 cidades mais verdes do estado de São Paulo

Na última edição do ranking do programa Município Verde Azul, divulgada em 2014 pelo governo do Estado de São Paulo, mostrou quais são as cidades que dão exemplo de cuidado com o meio ambiente.
Das 610 localidades participantes da pesquisa, 118 receberam um selo de aprovação. Elas foram avaliadas em dez quesitos: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
Conheça abaixo as 15 cidades com os melhores desempenhos e as notas recebidas (quanto mais próxima do 100, maior é o cuidado do município com o meio ambiente):
1: BOTUCATU (98.02): 
Morro do Peru em Botucatu - Foto Wesley Silva
2 VOTUPORANGA (97.21):


Município está localizado no noroeste do estado de São Paulo
3 SANTA ADÉLIA (96.81): 

Igreja Matriz de Santa Adélia em Santa Adélia
4 CERQUILHO (95.44)

Praça da Matriz em Cerquilho
5 FERNANDÓPOLIS (95.39)

Fernandópolis com população de 64.696 habitantes 
6 LENÇÓIS PAULISTA (95.23)

Cidade de Lençóis Paulista - Foto: Daniel Rsilva
7 ARARAQUARA (95.18):

Cidade de Araraquara localizada á 277 Km da Capital
8 CAJOBI (94.90):

 A cidade é conhecida como "Cidade Jardim", por ter um dos "jardins" mais belos do Brasil.
9 MACEDÔNIA (94.69):

Saída da Cidade de Macedônia.
10 AMERICANA (94.49):

Entrada da Cidade de Americana.
11 SOROCABA (94.39):

Rio Sorocaba.
12 LINS (94.32):
Lins conta com 71 432 habitantes, Segundo o IBGE em 2010.
13 PEREIRA BARRETO (93.82):

Vista Aérea de Pereira Barreto 
14 ITAJOBI (93.52):

ITAJOBI conta com 14 556 Habitantes Segundo o IBGE 2010

15 JUNDIAÍ (93.50) :


Jardim Botânico de Jundiaí



Confira a lista completa aqui: Ministério do Meio Ambiente 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Como fazer uma mudança sem stress



Todo mundo sabe que fazer uma mudança não é uma tarefa fácil, por isso separamos algumas dicas para tornar a mudança menos estressante e mais organizada. 






Segue as dicas: 


Peça no mínimo 3 orçamentos e selecionar a transportadora. Ou contrate um caminhão de mudanças.
Verificar a necessidade da transportadora possuir depósito no local de destino.
Faça uma lista e um cronograma.
Providenciar as transferências de escolas/universidades
Verifique a voltagem de sua nova residência. 
Verifique se a próxima moradia possui armários embutidos.
Se possui animais de estimação, verificar como será feito o transporte ou quem ficará com eles.

Quatro semanas antes:
Não esqueça de avisar sobre seu novo endereço a: companhia elétrica, de gás, água, telefone, telefone celular, condomínio, credores, TV a cabo, bancos, seguradoras, assinaturas de revistas e jornais. (solicitar desligamento de serviços essenciais e a instalação deles na nova casa)
Providenciar material para embalar pertences.
Comece a empacotar o que não deseja que seja feito pela transportadora.
Atualize a avaliação dos seus bens para fins de seguro.
Alterar a cidade do seguro do carro. Normalmente o valor do seguro depende da cidade.
Aproveite a mudança para se desfazer de itens que não utiliza mais.

Uma semana antes:
Despache todas as coisas que resolveu doar.
Inicie a limpeza final da casa.
Se morar em edifício, comunique ao porteiro e ao síndico sobre o dia da mudança. Cuidado para este dia não coincidir com outra mudança.
Leve consigo alguns itens: passaportes, passagens aéreas, dinheiro, traveler's checks, carteira de identidade, motorista e outros documentos pessoais, documentos do carro, apólice de seguro, roupas, livros, etc.

Um a dois dias antes:
Faça cópias dos arquivos mais importantes que estão armazenados no seu computador (back-up).
Apronte o "kit de sobrevivência" do dia da mudança. Para não ter trabalho na cozinha no dia da mudança, programe a entrega de refeição a domicílio ou prepare uma refeição fria ou um lanche rápido.
Embale ou dê o que houver na geladeira ou freezer.
Limpe a geladeira e descongele o freezer. Desligue a geladeira e o freezer, deixando as portas abertas para evitar o mofo.
Desligue as instalações de gás, máquinas de lavar e secar, exaustores, lustres, antenas e condicionadores de ar.
Ponha um aviso "NÃO LEVAR" naqueles objetos que devem ficar.
Procure deixar os objetos em seus lugares. Isso facilitará o trabalho da embalagem.
Vede totalmente os frascos de medicamentos e perfumes.
Coloque a etiqueta URGENTE indicando os objetos que serão necessários logo na chegada ao destino.

No dia da Mudança:
No dia que você estiver se mudando, provavelmente não vai conseguir desembalar e arrumar tudo de uma vez. Por isso, separe em uma caixa algumas coisas que serão essenciais para os primeiros dias, como itens de higiene pessoal, mudas de roupa e um conjunto de lençol e fronha. 

Depois da mudança:
Separe um cômodo da casa nova para abrigar as caixas por um tempo.
Arrume um cômodo de cada vez.
Coloque as mobílias nos lugares adequados e comece abrir as caixas.

Fontes: MudaKi e Trend Curitiba

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Veja sete dicas para inovar na decoração de sua casa em 2015

Muita gente sonha em repaginar a casa, mas tem medo de ousar até mesmo na cor de uma parede. E quando resolve fazer alguma modificação fica apenas no básico, como passar uma mão de tinta branca novamente e ponto final.
Pensando em ajudar em quem inovar na decoração da casa em 2015, as arquitetas Luciana Corrêa e Lessandra Dottori listam sete dicas para sair da zona de conforto sem causar muito estranhamento.



E lembre-se: Ano Novo é tempo de renovação. E você pode começar a mudança por sua casa, o que levará mais alegria e motivação para você e sua família!
Confira as ideias:

1-   Mudar a cor da parede de um cômodo ou aplicar papel ou tecido para revesti-la.  Essa é uma opção fácil, rápida e que você mesmo pode fazer! Essa simples atitude pode deixar qualquer ambiente com cara nova;

 


2-   Alguns acessórios, como almofadas, ou xales para o sofá não requerem muito investimento e causam um ótimo impacto. Opte por estampas que tenham um pouco mais de colorido. Você também pode simplesmente usar novos forros para as almofadas;



3-   Que tal recorrer a adesivos, fotos ou quadros na parede? Eles deixam os ambientes mais personalizados e intimistas;



4-   Outra opção bacana que vale para ambientes como a sala de jantar é reformar os assentos das cadeiras. Dependendo do tecido e da cor, o espaço pode ficar mais jovial ou mais sofisticado. 



5-   Um vaso novo ou até mesmo uma boa mão de tinta no antigo aparador é uma boa pedida. Invista sempre em cores que alegram o ambiente. 




6-   Você também pode usar abajures e novos focos de luz. Apesar de essa mudança exigir investimento maior, acaba criando novos cenários;



7-   Mude cortinas e tapetes, ajudam também na renovação significativa da aparência na sua casa.


Fonte: Zap Imoveis